Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 17 de Junho de 2013

Lixo que Vale distribui quase 3 mil quilos de alimentos no Parque Industrial


Cerca de 3 mil quilos de alimentos foram trocados por moeda verde na manhã deste sábado, 15, no Parque Industrial, durante o lançamento do projeto Lixo que Vale para atender aos moradores daquela região. Nas duas últimas semanas, mais de 150 famílias do Industrial e jardim Arco Íris, Viveiros e Alto da Glória trocam mais de três toneladas de lixo reciclável por vales – a chamada moeda verde – e ontem foram buscar os alimentos oferecidos pelo programa pioneiro da Prefeitura de Umuarama. Puderam levar para casa quase 20 tipos diferentes de frutas, verduras e legumes, além de bolachas, doce de mamão, pães, ovos e até rapadura.

O prefeito Moacir Silva visitou o posto de troca montado pelas secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Serviços Públicos, na sede da Associação Vida e Solidariedade. Apesar da chuva, a população compareceu em peso e pode escolher os produtos protegida por barracas e levar para casa gêneros alimentícios fresquinhos, adquiridos pelo Banco de Alimentos direto do produtor.

“Este programa é um exemplo nacional, um sucesso que atrai gestores de todo canto, interessados em copiar o modelo”, lembrou o prefeito.

O programa Lixo que Vale, destacou Moacir Silva, tem um efeito muito positivo em três fatores de grande importância: a limpeza do bairro, através do recolhimento do lixo reciclável das ruas e quintais; a melhoria da alimentação das famílias de baixa renda, com a oferta de grande variedade de alimentos saudáveis e frescos; e também a conscientização da comunidade quanto à importância da reciclagem de materiais que deixam de ser jogados no aterro sanitário.

“O programa também envolve muitas crianças, que vão crescer com essa consciência ambiental e com melhores condições de alimentação”, reforçou.

Moacir Silva destacou o apoio dos governos federal e estadual, através dos deputados que representam Umuarama, e lembrou que a aquisição dos alimentos também beneficia o pequeno produtor rural, que tem mercado garantido e um preço justo pela sua produção. Parabenizou o deputado Fernando Scanavaca, presente ao lançamento, e também aos secretários Antonio Carlos Favaro (Agricultura e Meio Ambiente), Marcela Laino (Assistência Social) e Ivan Belice (Serviços Públicos) pelo envolvimento e pelo sucesso do programa.

Participaram da solenidade, ainda, os secretários da Saúde, Luiz Haiduk, e da Defesa Social, Paulo Fernandes, o coordenador do Lixo que Vale, Valério Silva, os presidentes da associação de moradores do Industrial e Arco Íris, Jair Gonçalves, e da Associação Vida e Solidariedade, Maria do Carmo da Silva, o ex-vereador Pimentel e os vereadores Evamir Carneiro e Hemerson Yokota.

O secretário Favaro informou que a pesagem dos recicláveis e as trocas por moedas verdes serão feitas todos os sábados, já a troca das moedas por alimentos será às sextas-feiras, a cada 15 dias. A secretária Marcela Laino informou que nutricionistas vão acompanhar as famílias e distribuir receitas que permitem o aproveitamento total dos alimentos. “Também estamos aproveitando esse contato direto para atualizar o cadastro das famílias atendidas pelos programas sociais nesses bairros”, acrescentou.

Para o deputado Scanavaca, a iniciativa do prefeito Moacir Silva é um exemplo de cidadania e de valorização da população, “pois com uma única ação é possível acabar com o lixo das ruas, evitando problemas sérios como as inundações causadas pelo entupimento dos bueiros, e dar alimentos mais saudáveis à população, o que ajuda até a evitar doenças favorecidas por problemas nutricionais”, afirmou.

QUALIFICAÇÃO
A expectativa do prefeito Moacir Silva é estender o Lixo que Vale para outros bairros, no futuro, o que depende de um amplo trabalho das equipes de todas as secretarias envolvidas. Ele também destacou a oferta de qualificação profissional do município para trabalhadores que querem se aperfeiçoar e buscar novas oportunidades de trabalho no mercado.

“Temos vários cursos gratuitos, através da prefeitura em parceria com outras entidades. Quem quer trabalhar encontra muitas opções em Umuarama, mas é necessário estar qualificado. Sobra empregos na cidade, mas faltam profissionais habilitados e nós estamos oferecendo condições para que os trabalhadores possam se preparar, conseguir o emprego e melhorar ainda mais as condições de vida da sua família”, completou.



--

Eduardo Santos
Fotos: José Anselmo Sabino
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Umuarama


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda