Fora do Ar!
Noticias

 
Terça-feira, 10 de Maio de 2011

Scanavaca e Moacir Silva levam pedidos ao governador Beto Richa


Levando em mãos reivindicações da administração municipal, o prefeito Moacir Silva foi recebido pelo governador Beto Richa, no Palácio das Araucárias. A audiência, que aconteceu na quarta-feira, foi agendada a pedido do deputado estadual Fernando Scanavaca, que acompanhou o prefeito.

“Foi a primeira vez que estive com o governador, sendo muito bem recebido e, melhor ainda, obtivemos boa receptividade aos pedidos que encaminhamos”, disse Moacir.

Sabedor de que o Estado também enfrenta problemas de caixa, como tem sido amplamente divulgado na imprensa pelo governo, o prefeito priorizou alguns projetos que, acredita, poderão ter encaminhamento junto às esferas da administração estadual sem muitos obstáculos.

CAPACIDADE DE ENDIVIDAMENTO – A Prefeitura tem a pretensão de desenvolver projetos que melhorem a infraestrutura do município, aí incluídos os distritos. Por isso está pleiteando junto ao programa Paraná Cidade, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), a liberação de financiamento, com o que a Prefeitura se propõe a construir galerias de águas pluviais e pavimentar ou recuperar as vias públicas de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza.

Nesse caso, Moacir Silva solicitou a Beto Richa que interceda junto à Sedu para melhor avaliação da capacidade de endividamento do município de Umuarama. “Se pudermos obter esse financiamento, também vamos aumentar os investimentos na recuperação da malha asfáltica da cidade”, informou o prefeito.

AEROPORTO – Com o estabelecimento da linha aérea ligando Umuarama à Curitiba, com vôos diários, o Aeroporto Orlando de Carvalho vai necessitar de melhorias, além daquelas que já estão em andamento – a construção da estação de passageiros.

Aí o pedido do prefeito ao governador foi no sentido de que a Secretaria de Infraestrutura e Logística inclua o terminal aéreo de Umuarama em projetos para ampliação da pista de pouso e decolagem e outras melhorias.

“O nosso aeroporto passa, com essa linha aérea, a dar suporte a programas regionais de desenvolvimento, daí a necessidade de estar devidamente adequado, inclusive, para receber outras empresas aéreas, se for o caso”, esclareceu Moacir.

FECULARIA - Fato relevante foi a obtenção da informação, através de estudos desenvolvidos por professores e técnicos da Unioeste de Toledo, de que Umuarama e a região são responsáveis por 37 % da renda da mandioca gerada no estado (exemplo: se a safra de mandioca geral rende R$ 1 milhão, 37% são do noroeste polarizado por Umuarama).

Com esses dados e indo ao encontro do programa de descentralização industrial anunciado pelo atual governo estadual, o prefeito pleiteou apoio para a instalação de uma unidade de transformação da mandioca, que oferece mais de cem subprodutos.

“É lamentável constatar que a mandiocultura regional tem esse desempenho e não tenhamos aqui uma fecularia em funcionamento, o que nos levou a solicitar ajuda governamental para atrair investimentos nessa área”, explicou o prefeito.

ALTO SÃO FRANCISCO - Desde a construção do complexo de pontes sobre o rio Paraná, no Porto Camargo, o tráfego pesado na PR-487 (Umuarama-Ivaté-Icaraíma) tem aumentado sistematicamente. Para chegar à PR-323, rodovia que dá acesso aos centros industriais e o Porto de Paranaguá,caminhões e bitrens se obrigam a utilizar trecho da avenidas Rio Grande do Norte e Tapuia.

No Alto São Francisco. A pavimentação dessas vias não suportam o peso dos veículos, cedendo facilmente e provocando o surgimento de buracos na pista, o que, por sua vez, gera trepidação do solo, afetando as residências da área onde as famílias também não suportam mais o barulho do trânsito intenso.

Para recuperar a malha asfáltica afetada pelo tráfego pesado, a Prefeitura vem propondo ao governo estadual o estabelecimento de parceria. O governo fornece a matéria prima e a administração municipal entra com a mão de obra. No encontro com Beto Richa, Moacir Silva reiterou a mesma reivindicação.

“Enquanto não temos a solução definitiva que desvie a passagem desses veículos pelo Alto São Francisco, ao menos precisamos recuperar o asfalto, tornando a pista mais resistente e diminuindo ao menos um pouco o desconforto dos moradores”, considera o prefeito.

Para essa última reivindicação foi solicitada agilidade maior de parte do governo tendo em vista que o problema já é bastante antigo. “Como disse, gostamos da maneira que fomos tratados pelo governador e saímos da audiência confiantes de que vamos fazer muitas parcerias com o governo estadual”, disse Moacir.

Ele acrescenta que o trânsito que o deputado Fernando Scanavaca demonstrou ter junto às esferas governamentais será muito importante para o encaminhamento das propostas de Umuarama.

“O Fernando têm uma visão aguçada dos problemas regionais, o que o torna um grande parceiro do nosso município e do noroeste”, concluiu o chefe do Executivo umuaramense.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda