Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 16 de Junho de 2010

Assembleia aprova emenda de Scanavaca e Ferrosul passará por Umuarama


A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (9), o projeto de lei 127/10 que autoriza o Governo do Paraná a criar a Ferrosul (Ferrovia da Integração do Sul S/A) a partir da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste).

O projeto de lei enviada pelo governo a Assembleia recebeu uma emenda plenária, apresentada pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT), que foi acatada pela relatoria na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), na qual estabelece que seja feita a ligação entre as cidades de Cianorte e Guairá, passando por Umuarama.

Scanavaca, disse que a iniciativa deve corrigir um erro do passado. “Quando se criou a Ferroeste poderia ter sido feita a implantação de trechos ligando a região Noroeste, com isso a região de Umuarama já estaria sendo atendida com uma linha férrea”, avalia.

“A criação da Ferrosul é prioridade de governo. Tanto é que o assunto foi tratado diretamente pelo governador Orlando Pessuti e o presidente Lula. O presidente nos garantiu que há recursos para estender a ferrovia do Paraná para outros estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), fazendo a ligação ferroviária do Brasil com o Mercosul”, disse o líder do Governo no legislativo, deputado Caíto Quintana.

“Esta legislatura ficará marcada na história do Paraná por este grande feito de ter aprovado a lei de criação da Ferrosul. Estamos diante de um grande acontecimento, que terá profundas repercussões na vida das populações do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes.

A Ferrosul terá como base física a linha existente da Ferroeste e os novos trechos em projeto da empresa ligando Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

INTEGRAÇÃO - Somando o atual traçado da Ferroeste - 248 quilômetros de linha férrea entre Guarapuava e Cascavel - e a expansão futura com a Ferrosul, o total de novas linhas passará 2.595 quilômetros. No encontro na semana passada em Brasília, Lula se comprometeu em priorizar o ramal Norte-Sul da ferrovia. Segundo Pessuti, o governo federal vai liberar recursos para o estudo de impacto ambiental da instalação dos ramais e também para o projeto de engenharia.

Da Assessoria
Com informações da AEN


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda