Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

PDT discute ações para o Paraná


O PDT realizou na manhã de ontem, no Hotel Spa Vale do Jordão, em Guarapuava, a sexta etapa do Projeto Paraná - reunião suprapartidária que busca discutir as necessidades de cada região do Estado. O evento reuniu cerca 350 pessoas - teve a participação de doze municípios da região de Laranjeiras, seis da regional de Pitanga e quatorze da região de Guarapuava -, e contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas, o senador Osmar Dias (PDT), um dos idealizadores do projeto. Dias, afirma que o objetivo é percorrer todo o Paraná para colher idéias e reivindicações da população.

“Estamos aqui em Guarapuava como já fizemos em outras regiões para ouvir o que as pessoas esperam para o futuro do nosso Estado”, explica. O senador comenta que cada região é diferente uma da outra e tem suas prioridades.

“Nós precisamos de um projeto para o Paraná, mas precisamos de um projeto para cada região, por isso o nosso objetivo é ouvir o cidadão, é ouvir o homem, a mulher e o jovem para que nós possamos, por meio dessas idéias, montar o nosso projeto”, destaca.

No encontro, os participantes formaram diversos grupos temáticos, que discutiram assuntos nas áreas: Água e Meio Ambiente; Agricultura e Agroindústria; Habitação e Cidades; Ações Sociais, Cidadania e Trabalho; Saúde e Bem Estar; Segurança e Justiça; Esporte e Cultura; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Turismo; Educação e Tecnologia; Administração e Finanças; Juventude; e Mulheres.

As reivindicações repassadas serão analisadas caso a caso pelo PDT do Paraná, e serão utilizadas para a formatação de um Plano de Governo para o Estado que será apresentado no próximo ano.

“O nome ‘Projeto Paraná’ dá dimensão do que pensa Osmar Dias para o futuro governo. É um trabalho feito com a participação direta da população. O evento teve sua quinta edição realizada em Campo Mourão, no último dia 11 de julho. A sétima etapa do projeto será realizada no próximo sábado (dia 3) em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba.


Senador destaca ações

Na entrevista coletiva - que contou com transmissão simultânea para diversas rádios do Paraná-, Osmar Dias comentou sobre alguns projetos voltados para o estado do Paraná entre eles, medidas para o setor da Agricultura Familiar.

Conforme o senador, será estabelecido um programa para o próximo ano que irar modernizar o quadro da agricultura familiar. “A idéia é potencializar o Pronaf, que é um programa muito importante do governo federal para que com os recursos do governo do estado nós possamos ampliar o volume de financiamentos para agricultores do Paraná”, destaca.

De acordo com Dias os agricultores precisam acima de tudo de assistência técnica. “Queremos uma Emater mais atuante com parceria muito forte com as cooperativas e as prefeituras.”

O senador também comentou sobre problemas na área da saúde. Segundo ele, em uma visita a Lula, o presidente afirmou que o maior desafio para os próximos governadores será a saúde pública. Dias explica que com o fim da CPMF o orçamento para os municípios tem comprometido ainda mais este setor.

O Paraná, de acordo com o senador, precisa de uma nova gestão na saúde. Um dos projetos a serem apresentados será formação de um circuito entre as universidades estatuais. “Os hospitais universitários vão atender pacientes de média e alta complexidade, para isso teremos que pensar numa estrutura e equipamentos de última geração”, explica.

O senador revela que já existe um projeto para que os estudantes de medicina da área pública sejam obrigados a fazer residência nos hospitais universitários. “Com isso irão atender um número maior de pacientes e diminuirá a saturação que existe nos hospitais municipais e regionais.” (WP)


Solução para Boiadeira

Com relação às obras na Estrada Boiadeira (BR-487), o senador brinca que o trecho já até mudou de nome pelo tanto de promessas que a região recebeu. “Eu tive até um episódio na Estrada Boiadeira, eu estava percorrendo o trecho e derrepente terminou o asfalto, quase que eu sofri um acidente”, diz. “Muita gente já sofreu acidente ali, até mesmo porque não tem nem sinalização avisando de que as obras estão interrompidas.”

Conforme Dias, a Boiadeira foi prometida por todos os candidatos a governador e agora ela está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que poderá proporcionar a realização desse sonho de mais de trinta anos aos moradores daquela localidade.

“Eu não quero fazer a mesma promessa, mas quero como senador buscar a solução do problema jurídico que tem agora na obra e tentar junto ao órgão competente do governo federal resolver este problema porque é uma obra muito importante de ligação da região de Campo Mourão entre o Porto de Paranaguá como noroeste e também com o Mato Grosso do Sul.”.

Por Walter Pereira, da Redação



 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda