Fora do Ar!
Noticias

 
Quinta-feira, 06 de Agosto de 2009

Gripe: prevenção ainda é o melhor medicamento


A ampla divulgação sobre os novos casos da nova gripe no Brasil tem aumentado a preocupação da população. Porém, lembra a Secretaria Estadual da Saúde, o risco de contágio pode ser diminuído com medidas simples de prevenção, como lavar as mãos e evitar ir a locais fechados com aglomeração de pessoas.

O infectologista Alceu Fontana Pacheco Junior recomenda: a pessoa que estiver gripada deve ficar em casa até que os sintomas desapareçam e proteger a boca e o nariz com um lenço ao tossir ou espirrar. “Esta é uma medida que evita a contaminação dos ambientes e das pessoas próximas”, disse.

Segundo a Vigilância Sanitária, a lavagem das mãos com água e sabonete ou sabão reduz o número microorganismos da influenza A e outras doenças transmitidas pelo contato.

Quando não existir a possibilidade da lavagem das mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. “O álcool pode ser usado desde que a mão não tenha sujeira aparente”, explica o infectologista.

Outra recomendação importante é realizar com frequência a limpeza das superfícies não-porosas, como mesas, maçanetas, aparelhos telefônicos e teclados, locais onde o vírus pode resistir por até 10 horas. No papel e papelão, materiais porosos, o vírus é absorvido e resiste menos tempo.

O uso de máscaras é recomendado somente para pessoas que apresentarem sintomas de gripe/resfriado e para os profissionais de saúde, sempre que estiverem atendendo. A máscara recomendada para estes casos é a máscara cirúrgica descartável (com três camadas) e deve ser trocada a cada duas horas ou sempre que estiver úmida.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda