Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Cavalgada de Serra dos Dourados reuniu cavaleiros de todo o Paraná


O distrito de Serra dos Dourados recebeu visitantes de várias cidades do Paraná e de estados vizinhos neste final de semana. Milhares de cavaleiros e amazonas se reuniram para participar da 7ª Cavalgada dos Amigos.

O evento que já se tornou atração turística da região nasceu através de uma conversa despretensiosa entre dois amigos que sempre participavam de cavalgadas em outras cidades.

“Sempre gostamos muito destes eventos e achamos que em Serra dos Dourados conseguiríamos fazer algo semelhante. Mas não imaginávamos que tomaria esta proporção”, conta o organizador, Luiz Andrade.

Em sua primeira edição, em 2006, a Cavalgada dos Amigos reuniu aproximadamente 700 cavaleiros. Já em 2012, o número de participantes sextuplicou, atingindo a marca de 6.412 pessoas e se tornando uma das maiores do Paraná. “Se contabilizarmos as pessoas que vieram apenas para assistir, temos um público de aproximadamente 15 mil pessoas”, conta o organizador técnico do evento, Fernando Goulart.

Entre os participantes, há cavaleiros e amazonas do Paraguai, Mato Grosso e diversas localidades do Paraná, totalizando aproximadamente 60 comitivas. “O pessoal que vem de fora chegam no sábado e permanecem até domingo a noite e isso movimenta turisticamente o distrito. São milhares de pessoas conhecendo a nossa região”, destaca Goulart.

Os participantes realizam um trajeto de 14 quilômetros e percorrem o trecho entre o distrito e a área rural, com duração aproximada de duas horas. Após a cavalgada, a organização do evento oferece um almoço gratuito para os participantes se confraternizarem. “O almoço é feito por voluntários e não visamos nenhum fim lucrativo. Os nossos apoiadores contribuem justamente para conseguirmos oferecer este almoço especial”, explica Luiz.

O prefeito Moacir Silva, acompanhado do deputado estadual Fernando Scanavaca e do deputado federal Osmar Serraglio, também prestigiou o evento e parabenizou a organização oferecendo todo o apoio por parte da Prefeitura.

“Já nos comprometemos com a comissão organizadora de que traremos novidades para o próximo ano. O objetivo é discutirmos antecipadamente algumas reformulações, como estrutura para hospedar os cavaleiros e outras atrações. Esta cavalgada é motivo de muito orgulho para a população umuaramense e sabemos que podemos melhorá-la ainda mais”, destaca.

Segundo Goulart, a expectativa é de que na próxima edição algumas mudanças sejam feitas e a festa tenha três dias duração. “Queremos trazer shows e montar uma estrutura para os cavaleiros pousarem, já que normalmente eles acampam nos canteiros do distrito”, explica.

Para Goulart o sucesso da Cavalgada está “na maneira original e simples, que possibilita o resgate das raízes, já que é organizada e apoiada por pessoas que estão no meio rural”.

ORIENTAÇÕES
O Programa de DST da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama também esteve presente na 7ª Cavalgada dos Amigos, em Serra dos Dourados. Uma equipe com cinco profissionais realizou ações educativas e entregaram preservativos entre o público presente. Ao todo, foram distribuídos 1.584 preservativos e aproximadamente 528 pessoas foram orientadas. A ação teve parceria com a Divisão de Atenção Primária em Saúde Local.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda