Fora do Ar!
Noticias

 
Sábado, 19 de Janeiro de 2013

Scanavaca participa da entrega da Patrulha Mecanizada ao Coripa


Os oito municípios que integram o consórcio criado para ajudar na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande e entorno, o Coripa, serão os primeiros da região de Umuarama a ganhar do Governo Estadual uma Patrulha Mecanizada completa com cinco máquinas e cinco caminhões. O funcionamento da patrulha foi abordado num encontro ontem no Centro Cultural de São Jorge do Patrocínio.

A reunião contou com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuária do Paraná (Codapar), Silvestre Dimas Staniszewski, do diretor de desenvolvimento da companhia, Jair Pedro Vendruscolo, do deputado estadual Fernando Scanavaca, prefeitos, vereadores e outras lideranças.

Segundo a Codapar, a patrulha vai atuar dentro do Programa de Estradas Rurais Integradas aos Sistemas Conservacionistas, pelo projeto Patrulha do Campo. Fazem parte da patrulha uma moto niveladora, pá carregadeira, retroescavadeira, um trator e cinco caminhões basculantes. O consórcio terá de arcar com motoristas e combustíveis para os veículos e máquinas. A partir de agora, os municípios vão definir quantos dias a patrulha ficará em cada município.
Já está certo que o primeiro a ser contemplado será o município de Xambrê.

O prefeito Lucas Campanholi diz que será uma grande ajuda para melhorar algumas estradas rurais, mas ele ainda está definindo com sua equipe e os produtores quais vias serão beneficiadas nesta primeira etapa. A patrulha deverá permanecer um mês em cada município e quando passar pelos oito, voltará novamente ao primeiro para atender outras estradas com a adequação completa.

Silvestre informou que a patrulha será locada pelo Governo Estadual e cedida ao Coripa. Ela já está praticamente pronta para entrar em operação falta apenas o consórcio cumprir a parte burocrática, o que deve ocorrer até o começo do próximo mês.

O presidente do Coripa, Amarildo Novato, prefeito de Altônia, disse que a parte do Coripa será feita o mais rápido possível para que as máquinas comecem a trabalhar logo na região. “Temos uma carência muito grande de ajuda para melhorar as estradas rurais e essa patrulha veio em boa hora”, comentou. O prefeito de São Jorge do Patrocínio, Delei Nascimento, também elogiou a iniciativa do Governo em ceder a patrulha para os municípios.

Para ajudar os municípios ainda mais, os prefeitos e o deputado Scanavaca se encarregar de recorrer à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento em busca de óleo diesel. Já existe um programa com essa finalidade e agora o Coripa quer conseguir o combustível para a patrulha.

O presidente da Codapar informou ainda que Consórcio Intermunicipal para Conservação da Bacia do Rio Xambrê (Cibax) deve ser o próximo a ganhar outra patrulha na região. E os demais municípios da Amerios terão que ajudar um jeito de reivindicar uma das 60 patrulhas como essas que o Governo Estadual pretende implantar até o final do próximo ano no Paraná. Uma alternativa é pedir através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cisa, já que a Amerios não optou por ser criar um consórcio com os 32 municípios há algum tempo atrás.

Presenças
Também participaram do encontro ontem em São Jorge do Patrocínio os prefeitos Everton Barbieri, de Esperança Nova, Paulo Queiroz, de Icaraíma, Ivan Reis, de Terra Roxa, o vice-prefeito de Guaíra, Osmar Volpato, o secretário de Meio Ambiente Job Rezende e o ex-prefeito de Alto Paraíso, entre outras lideranças.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda