Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 02 de Janeiro de 2013

Ao ser empossado, Moacir reforça: segundo mandato será melhor


O prefeito Moacir Silva, reeleito em outubro passado para o segundo mandato, foi empossado em sessão especial da Câmara de Vereadores realizada no Centro Cultural Schubert, na última terça-feira, 1º, e prometeu uma segunda gestão ainda melhor do que a primeira. A cerimônia também foi marcada pela eleição da nova mesa executiva do Legislativo, que terá mais uma vez o vereador Marcelo Nelli na presidência e Antonio Comparsi como vice.

Visivelmente emocionado, e aplaudido por uma grande platéia formada por lideranças de vários setores, secretários municipais, vereadores, deputados e o público em geral, o prefeito Moacir Silva relembrou algumas das suas realizações no primeiro mandato e disse que, com a prefeitura mais bem preparada e uma boa equipe de colaboradores, pretende fazer muito mais na gestão que se inicia.

“A emoção é embalada pela certeza do dever cumprido, por ter dado o meu melhor para atender os anseios da população (...) que avalizou o nosso trabalho e nos deu mais tempo para continuar executando um amplo programa de desenvolvimento que hoje já está colocando nosso município entre os que mais avançam no Estado do Paraná”, disse Moacir.

Para o prefeito, mais de 90% dos compromissos assumidos na campanha de 2008 foram cumpridos ou estão em fase de conclusão. “Entre as principais propostas estava a criação de condições para a construção de 3 mil moradias. Nosso programa de habitação, com projetos próprios e parcerias com a Cohapar e o governo federal, ultrapassou essa meta”, afirmou. Com as casas já entregues, outras em construção, obras contratadas e casas financiadas pela Caixa Econômica nas Zonas de Interesse Social, criadas na gestão 2009/2012, mais de 4 mil unidades residenciais estão asseguradas.

Moacir Silva citou a recuperação de 151 km de vias públicas (15 km de asfalto novo, 71 km recapeados, 38 km reperfilados e mais 30 km com lama asfáltica). “É o resultado do programa Caminhos da Cidade, que investiu mais de R$ 21 milhões, com 80% de recursos próprios”, explicou. Com o asfalto recuperado, a nova sinalização de trânsito, melhorias na iluminação pública, ajardinamento e revitalização de canteiros e logradouros, Umuarama ganhou um atraente aspecto urbanístico elogiado por moradores e visitantes.

A cidade também atraiu muitos investimentos. Grandes redes nacionais e franquias se estabeleceram em Umuarama. “Quando assumimos a Prefeitura, o município registrava 3.313 empresas ativas e chegamos ao meio de 2012 com 5.265 empresas ativas, um aumento de 68% em quatro anos. Isso colocou Umuarama entre as principais geradoras de emprego do Paraná, chegando a ficar entre as três maiores”, acrescentou. Citando índices de desenvolvimento que destacam a cidade no cenário estadual e nacional, apontados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Ipardes, Moacir também apontou avanços nas áreas de educação, saúde, agricultura e meio ambiente; modernização dos serviços públicos; valorização dos servidores municipais e o combate ao assistencialismo em favor de uma política de assistência social, entre outros.

O prefeito Moacir Silva atribuiu os bons resultados à dedicação de sua equipe, “pessoas comprometidas com nosso projeto de governo”, ao apoio recebido da Câmara de Vereadores e à parceria com os deputados federal Osmar Serraglio e estadual Fernando Scanavaca, “companheiros de primeira hora”. Também citou o deputado federal Zeca Dirceu, que encaminhou projetos da cidade nos ministérios, em Brasília.

“Erros e falhas que existiram nesse primeiro mandato servirão para corrigir caminhos daqui para frente. Umuarama, felizmente, vive novos e bons tempos. Todos os indicadores de evolução econômica e social estão positivos, o que nos faz vislumbrar um futuro ainda mais promissor”, completou, citando o amadurecimento político mostrado na última eleição, com a formação de uma ampla aliança política, unindo as principais lideranças em torno de um programa amplo, “destinado a alimentar esse novo e fecundo tempo ao nosso município”.



VISÃO AMPLA

É preciso, porém, atrair a classe empresarial e os trabalhadores para as discussões sobre os interesses de Umuarama. “Queremos uma unidade maior com os segmentos produtivos da indústria, comércio, pecuaristas, agricultores e prestadores de serviço. Vivemos um tempo de modernidade, de desenvolvimento, e os sindicatos patronais e de trabalhadores, a meu ver, precisam se adequar a essa nossa nova realidade, contribuindo para que os avanços produzam justiça social no amplo sentido da palavra, e promovamos o fortalecimento da economia. Juntos, vamos fortalecer Umuarama muito mais e colocar nossos potenciais no patamar das regiões que avançaram mais do que a nossa”, disse o prefeito.



MAIS PREPARADO

“O município está mais preparado agora do que quatro anos atrás. Podemos caminhar com segurança e avançar na educação, com mais investimentos para atender ao permanente aumento da demanda pelo ensino público nas áreas de educação infantil e fundamental. Na saúde, a par da entrada em funcionamento este ano dos hospitais do câncer e do regional, além do SAMU, que vai aliviar os serviços prestados pelo município, investiremos no melhoramento no atendimento da saúde básica. A construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ajudará bastante nos atendimentos emergenciais”.

O prefeito Moacir assegurou que o programa habitacional vai se fortalecer para atender mais famílias ansiosas pela casa própria. O programa de esportes será ampliado, com atenção voltada aos bairros e distritos, que neste primeiro trimestre também começam a receber um grande projeto de revitalização e desenvolvimento, beneficiando Santa Eliza, Serra dos Dourados, Lovat, Roberto Silveira e Vila Nova União.



GRANDES OBRAS

“A nova gestão voltará seus olhos para projetos mais amplos, que vão consolidar Umuarama no cenário estadual. Vamos investir em infraestrutura, com a nova rodoviária, um aeroporto totalmente remodelado e ampliado, a recuperação de nossas redes de galerias de águas pluviais, que já estão saturadas e exigirão investimentos de grande porte. Fortaleceremos os parques industriais que já temos e vamos descentralizar as atividades de transformação, criando os parques industriais distritais”, emendou.



PARCERIAS

Além do apoio da Câmara, Moacir Silva destacou os parceiros políticos mais antigos, os deputados Dr. Osmar e Scanavaca, e também outros aliados como Zeca Dirceu e o deputado estadual Nelson Garcia. “Acredito que faremos uma grande segunda gestão. Temos como vice-prefeito o Sérgio Frederico, umuaramense, engenheiro e com experiência no serviço público. Juntos, faremos um grande trabalho para fazer de Umuarama uma cidade melhor em todos os sentidos”, finalizou.



------------------------------------------------------------------------
Texto: Eduardo Santos

Fotos: José Anselmo Sabino

Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Umuarama


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda