Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

CPI dos Portos apresenta relatório final


O deputado Fernando Scanavaca (PDT) apresentou relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Portos, durante a sessão plenária desta terça-feira (22), e entregou o documento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) foi o objeto da investigação parlamentar, que investiu na apuração de possíveis irregularidades na gestão, em diferentes períodos.

Entre alguns pontos destacados no relatório, os deputados sinalizam para a necessidade de melhorias em infraestrutura na autarquia; a promoção de alterações no regime funcional, passando de CLT para estatutário, fator que evitaria demandas judiciais na área trabalhista; além de otimização no funcionamento operacional do terminal de fertilizantes.

A CPI trabalhou durante 150 dias e agora o relatório segue para despacho na Diretoria Legislativa da Casa para, em seguida, ser apreciado pelos deputados em Plenário. Segundo Scanavaca, a comissão atuou paralelamente às investigações de outros órgãos, como a Polícia Federal e a Justiça Federal, com a meta de auxiliar no apontamento de questões administrativas.

“Verificamos imbróglios jurídicos e administrativos, problemas envolvendo a falta de operacionalidade técnica e ambiental. O terminal de fertilizantes, por exemplo, até a presente data, não entrou em funcionamento”, disse o relator, destacando ainda que “é preciso fazer a readequação do quadro funcional dos portos, passando de CLT para o regime estatutário”.

Além de ouvir ex-superintendentes, ex-diretores e funcionários da Appa, a CPI, que era composta pelos deputados Douglas Fabrício (PPS), Ademir Bier (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Stephanes Júnior (PMDB), Elio Rusch (DEM), Evandro Júnior (PSDB), Mauro Moraes (PSDB), Professor Lemos (PT), Rasca Rodrigues (PV) e Hermas Brandão Júnior (PSB), também fez diversas visitas ao porto.

Na opinião do presidente da comissão, o trabalho foi extremamente produtivo e importante para mapear problemas e apontar sugestões de melhorias. “Agradeço aos deputados que contribuíram com a CPI. Nosso interesse foi fazer um diagnóstico para apontar setores que demandam melhorias. Existem muitos problemas trabalhistas, por exemplo. Sonhamos com um porto público e eficiente.

Depois de aprovado vamos encaminhar o relatório ao governador Beto Richa”, afirmou Fabrício.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), parabenizou a atuação da CPI e elogiou a iniciativa dos deputados em se dedicarem no levantamento de informações sobre o porto, auxiliando o governo e a sociedade paranaense no esclarecimento de diversos temas relativos à gestão da Appa.

“O trabalho feito nesta CPI foi de extrema importância. Tenho a mais absoluta certeza de que esta foi mais uma contribuição fundamental para o nosso Paraná”, disse Rossoni.

Fonte: Assessoria de Imprensa ALEP


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda