Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 04 de Janeiro de 2012

Iniciado trabalho de recuperação no Lago Aratimbó


A prefeitura de Umuarama começa nesta quarta-feira (04), a fazer a medição para apontar a profundidade do Lago Aratimbó, como primeira providência para recuperar a comporta que foi danificada na noite do dia 27 numa ação de vandalismo ou de sabotagem – a ocorrência, que foi devidamente registrada na 7ª. Subdivisão Policial, ainda está sendo investigada. Não houvesse a pronta intervenção de funcionários e secretários o lago teria sido totalmente esvaziado e criado grave problema ambiental, além de grande prejuízo para os cofres públicos.

A decisão de fazer a medição foi tomada ontem à tarde durante reunião dos secretários da Agricultura e Meio Ambiente, Serviços Públicos, Obras e Urbanismo, Planejamento e chefia de Gabinete. A medição servirá para apontar qual a profundidade atual do lago, principalmente abaixo da comporta. Ocorre que, como o lago terá de ser esvaziado, obriga-se saber se a água que restará é capaz de manter vivos os peixes ali existentes – não é possível dimensionar a quantidade deles – ou haverá necessidade de transferi-los para outro local apropriado. Depois de esvaziado, haverá a limpeza da área (desassoreamento). Para a execução desse serviço a Prefeitura deverá contratar uma escavadeira hidráulica.

Para tomar uma decisão sobre a transferência ou não dos peixes serão consultados técnicos especialistas em piscicultura. Caso seja mantido um nível de água capaz de abrigar os animais, é provável que seja necessário a instalação de aerador para manter a oxigenação suficiente para evitar a mortandade dos peixes. Mas, se for levar os peixes para outro lugar, já que eles não podem simplesmente ser soltos nos rios da região vez que não são próprios para o consumo humano, a Prefeitura terá que realizar uma operação cuja logística é complicada e cujo custo ainda não se conhece.

Na avaliação dos secretários que estiveram reunidos, entre o esgotamento e o início da limpeza serão necessários no mínimo duas semanas. Depois que a escavadeira hidráulica começar a trabalhar 10 horas por dia, outras duas semanas para concluir a limpeza. E para encher os 21.500 metros quadrados da área alagada do Lago Aratimbó será necessário mais um mês – exceto se houver chuva em quantidade, o que anteciparia o processo.

Outras medidas
Na mesma reunião ficou decidido que será encaminhado ofício para a Força Ambiental solicitando, primeiramente, a retirada do jacaré visto várias vezes no lago e cujo tamanho ameaça a segurança dos frequentadores do local, e, também, orientação sobre como fazer a transferência dos peixes caso haja necessidade dessa medida.

Além disso, o procurador geral do município, Marcelo Gomes do Vale, deve procurar a 7ª SDP para saber do delegado de polícia quais os caminhos para uma investigação que apure a origem da ação que passou muito perto de provocar um desastre ambiental. Ocorre que os próprios engenheiros da Prefeitura, assim como os demais secretários envolvidos com o assunto, não estão convencidos de que se trata de vandalismo apenas.

Não descartam a possibilidade de ter sido sabotagem, o que está levando a Procuradoria Geral da Prefeitura a solicitar uma investigação mais apurada no local. Os funcionários que conseguiram vedar o vazamento da comporta dizem que pelo estrago feito no equipamento que controla a vazão da água, no mínimo envolveram-se umas quatro pessoas.

Também foi suspenso o processo de licitação que objetivava a contratação de empresa para fazer a dragagem do lago. Com a ocorrência, a administração viu-se obrigada a mudar o foco para a limpeza da área, com a retirada da lama e do lixo acumulado ao longo dos anos.

Da Assessoria de Imprensa
PMU


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda