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Quinta-feira, 28 de Abril de 2011

Dnit aceita proposta de Scanavaca e Serraglio, e anuncia mudança no traçado da Estrada Boiadeira


Brasília - O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Luiz Antonio Pagot, determinou na tarde desta quarta-feira (27), à Superintendência do órgão, no Estado do Paraná, que seja acatada a proposta de Umuarama para o traçado da BR 487 (Estrada Boiadeira), no trecho entre Cruzeiro do Oeste e Icaraíma (Porto Camargo). A informação foi repassada ao vice-lider do Governo na Câmara, deputado federal Osmar Serraglio e ao deputado federal Moacir Micheletto, durante audiência na tarde de ontem.

Segundo Pagot, que se sensibilizou com a campanha feita pela comunidade umuaramense em defesa da mudança no traçado, um projeto de tamanha envergadura não poderia de forma alguma desprezar uma cidade pólo regional e da importância de Umuarama.

“Nós nos sensibilizamos também com a questão ambiental, optando pelo traçado que evita prejuízos aos mananciais de captação de água e a Área de Preservação Ambiental, além disso, há que se considerar os custos e as facilidades para execução desta proposta”, disse o diretor.

O deputado Osmar Serraglio, que atendendo ao apelo de diversas entidades representativas da sociedade umuaramense, deu inicio ao trabalho junto às autoridades, disse que é uma conquista de Umuarama e de toda sua gente.

“Foi muito importante o trabalho feito pela Associação Comercial e todas as entidades representativas que manifestaram seu apoio à idéia. Foi fundamental a manifestação do prefeito Moacir Silva e também do deputado estadual Fernando Scanavaca”, ressaltou.

Ele destacou também a atenção dispensada pela senadora Gleisi Hoffmann, que recebeu a comitiva de Umuarama em Cascavel e também abriu as portas do seu gabinete em Brasília para tratar do assunto.

A proposta acatada pelo DNIT é considerada a proposta 3, dentre as opções e a única entre elas que não agride a Área de Preservação Ambiental APA). A Rodovia continua normalmente passando por Cruzeiro do Oeste e segue pela PR 323 até pouco depois do Distrito de Lovat, onde segue pela Estrada Velha de Cruzeiro até Umuarama, na divisa entre a Área de Preservação Ambiental (APA) e o perímetro urbano. Com o Parque Jabuticabeiras à sua direita, segue até Serra dos Dourados (onde retoma seu traçado original) pela Rodovia que liga Umuarama a Ivaté.

De acordo com estudos técnicos, o traçado original apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no trecho entre Cruzeiro do Oeste e Porto Camargo, na divisa do Mato Grosso do Sul, se projeta em mais de 15 km na área de manancial, cortando os cursos naturais de água em pelo menos 10 pontos, além do que, conforme análise ambiental dos traçados propostos, o traçado proposto pelo DNIT corta diversas áreas de preservação permanente no percurso dentro do limite da bacia do manancial de abastecimento.

ALTO SÃO FRANCISCO
Com a mudança no traçado da Boiadeira, quem ganha também, além de toda a população umuaramense com o desenvolvimento econômico e com a preservação do manancial de captação de água é a população do Bairro Alto São Francisco.

Com a aproximação da rodovia BR 487 (Estrada Boiadeira) da cidade de Umuarama, o tráfego de caminhões será desviado para a rodovia, permitindo aos moradores o sossego desejado.

Fonte: Jornal Umuarama Ilustrado


 

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