Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 08 de Novembro de 2010

Construção civil deve fechar ano com recorde histórico: mais de 235 mil m²


O município de Umuarama está prestes a registrar um recorde histórico. Deve fechar o ano com a aprovação de mais de 235 mil metros quadrados de construção, mais que o dobro de anos como 2006 e 2007. O índice também é 50% maior que o saldo do ano passado (um dos melhores da década). O expressivo volume é reflexo do bom momento da economia, maior oferta de crédito e iniciativas governamentais integradas.

No ano passado, mesmo com a crise financeira, o mercado da construção civil teve um de seus melhores momentos. E, em 2010, simplesmente disparou. No primeiro semestre, foram liberados 100,5 mil m² (contra 46,2 mil m² no mesmo período do ano anterior). "Tivemos picos em julho (28 mil m²) e agosto (25,7 mil m²), mas o desempenho do setor tem sido excelente desde janeiro", explica o secretário Marcio Maia (Obras e Urbanismo).

Já no primeiro mês do ano, foram liberados 20,6 mil m², marca semelhante à aferição de outubro (20,5 mil m²). A média mensal é de 19,5 mil m², o que praticamente equivale à soma de três anos (2004, 2006 e 2007).

Para o prefeito Moacir Silva, a tendência de que o ciclo de alta seja mantido abre perspectivas ainda mais animadoras. "Os resultados são expressivos. O crescimento - em ritmo acelerado -, de um dos mais significativos setores da economia, representa mais emprego e renda para os trabalhadores dessa área, além de impulsionar as vendas de material de construção, criando novos empregos também nesse setor. Com isso, aumenta a arrecadação, o que possibilita a continuidade dos investimentos no desenvolvimento da cidade", avalia.

Mão-de-obra
Um aspecto importante é a qualificação da mão-de-obra. A atuação da Prefeitura, através das parcerias entre a Secretaria de Indústria e Comércio, universidades, Senai, Sesi e outros órgãos e entidades, busca fomentar a realização de cursos como os de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (azulejista) - que teve a primeira turma formada no ano passado - e de Instalador Hidráulico (encanador). "O boom da construção civil coloca em evidência profissões como essas, que têm um mercado promissor e oferecem boas remunerações", explica o secretário Milton Queiroz (Indústria e Comércio).


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda