Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Divisão da Amerios pode enfraquecer a Região


REPRESENTATIVIDADE Proposta de divisão da Associação dos Municípios gera polêmica e pode prejudicar cidades

Lei pretende criar a Associação do Municípios da Região de Cainorte, a Amenorte

Uma lei aprovada em março de 1996, de autoria do então deputado estadual Edno Guimarães, criou a Região Administrativa do Médio Noroeste do Estado do Paraná, com a finalidade de fortalecer a região de Cianorte, onde ele é prefeito hoje. Agora seu irmão, o deputado estadual Jonas Guimarães (PMDB), traz o assunto de volta e pretende criar a Amenorte, a Associação do Municípios da Região de Cianorte. Se criada, a Amerios deixa de ter 32 municípios e fica com apenas 20 – uma redução de 37,5%.
O presidente da Associação do Municípios de Entre Rios (Amerios) e prefeito de Cidade Gaúcha, Vitor Manoel Alcobia Leitão (PTB), afirma que a ideia da criação da Amenorte é, no mínimo, desnecessária. “Para resumir, acho uma falta do que fazer de quem quer mexer com isso. O que precisamos é de nos unir para crescer, para aumentar, para ganharmos mais espaço e credibilidade e não nos dividirmos, fazer um racha, isso é ridículo”, disparou.
A Amenorte teria 12 municípios, os mesmos que constam na Lei nº 11.354/96: Cianorte, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapeja, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e a cidade do presidente da Amerios, Cidade Gaúcha. “Se não fortalecermos nossa associação, que existe há tantos anos e ainda nem tem uma sede própria, porque vamos inventar isso?”, questiona.
O prefeito conta que só agora, em 2010, a Amerios conseguiu ficar com dinheiro em caixa – na ordem de R$ 85 mil – para dar início à tão sonhada construção da sede própria da instituição. “Isso me parece uma coisa absolutamente política, sem fundamento, sem estudo, sem respaldo de nada”, declarou.



Região Metropolitana de
Umuarama deve ser afetada
O deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT) se mostra preocupado com a possível divisão da Amerios, proposta por políticos de Cianorte. Segundo ele, a cisão vai prejudicar diretamente a criação da Região Metropolitana de Umuarama (RMU), proposta pelo parlamentar em fevereiro de 2009 com o propósito de promover o desenvolvimento integrado dos 23 municípios que constam no Projeto de Lei 026/2009.
Pelo proposta, ficam integrados os municípios de Umuarama, Alto Paraíso, Cruzeiro do Oeste, Ivaté, Perobal, Maria Helena, Xambrê, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Esperança Nova, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Mariluz, Nova Olímpia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapejara e Tapira. “A região de Umuarama precisa de meios capazes de assegurar seu crescimento ordenado, com planejamento de suas prioridades para superar os problemas que enfrenta valorizando as culturas, as tradições e as individualidades de suas cidades”, ressaltou Scanavaca.
A intenção de integrar os municípios da região de Entre Rios – que têm Umuarama como cidade polo – será seguramente afetada caso a Amerios perca força. “Uma coisa depende da outra. Quanto mais nos unirmos em busca de soluções, alternativas e projetos que fortaleçam o Noroeste como um todo, mais vamos ter grandes resultados. É uma matemática simples: somar para aumentar”, explica.
A RMU deve ser implantada para que juntos os municípios desenvolvam programas e serviços comuns, buscando planejar o desenvolvimento econômico e social, além de promover o saneamento básico, rede de esgoto e serviços de limpeza pública dentre outras coisas. “Este é o momento de nos unirmos para garantir o crescimento de nossa região. Por isso eu peço a atenção de todos para que não tomem uma decisão precipitada que pode vir a prejudicar a milhares de pessoas”, alertou o deputado.

Vitor Leitão, presidente da Amerios: “O que precisamos é de nos unir para crescer, para aumentar”

Fonte: JORNAL A TRIBUNA DO POVO


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda