Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 17 de Maio de 2010

Deputado Fernando Scanavaca atende convite da FAEP para discutir Sanidade Animal da Região


Lideranças da região de Cianorte participaram de encontro de sanidade agropecuária com o tema “Sanidade 100%”, recentemente em Curitiba. Objetivo é conquistar novos mercados para a produção regional

Lideranças da região de Cianorte participaram do Encontro Estadual sobre Sanidade Agropecuária, realizado recentemente no Expo Unimed – Universidade Positivo, em Curitiba, para sensibilizar os agentes públicos e privados sobre a importância da sanidade agropecuária para a economia do Paraná. O evento contou com as presenças do governador Roberto Requião, do vice Orlando Pessutti, do senador Osmar Dias, deputados federais Ricardo Barros, Osmar Serraglio e Abelardo Lupion, e do deputado estadual Fernando Scanavaca, que atenderam convite da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), promotora do encontro.

Da região participaram o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social de Jussara, Marcio Apolinário, Onesiforo Candido, gerente administrativo do Sindicato Rural de Cianorte, juntamente com demais membros da diretoria, e Ronaldo Antunes, agrônomo da Cocamar e presidente do Conselho de Sanidade Animal (CSA) de Jussara.

“O Paraná não quer deixar brechas para que questões sanitárias sejam invocadas na imposição de barreiras a seus produtos agropecuários no mercado internacional. Oferecer alimentos saudáveis, livres de doenças, pragas e resíduos de agrotóxicos ou drogas veterinárias é uma obrigação do produtor e, ao mesmo tempo, uma exigência cada vez maior dos países importadores e também do mercado interno”,declarou o presidente da Faep, Ágide Meneguette, na abertura do evento.

Para atingir a meta de “100% sem brecha”, é fundamental a atuação da sociedade nos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs). “Os CSAs foram decisivos na conquista do status de área livre de febre aftosa, há nove anos. Nesta nova fase, estão sendo reestruturados para serem grandes fóruns municipais, com planos de ação voltados para a prevenção e a conscientização”, acrescentou Meneguette. A idéia é relegar ao passado o abate clandestino de bois, o transporte irregular de animais, a produção de alimentos sem inspeção sanitária e o uso inadequado de agrotóxicos, entre outros problemas isolados.

Segurança alimentar, rastreabilidade, certificado de origem e propriedades certificadas, expressões ligadas a uma nova realidade no campo e no comércio internacional, envolvem conceitos de sanidade e confiabilidade dos alimentos com que todos terão que se familiarizar.

BOAS PRÁTICAS
Os conselhos municipais de sanidade agropecuária serão compostos por entidades civis e públicas, para apoiar o sistema de defesa agropecuária do Estado em conformidade com os parâmetros estabelecidos nas Leis Federais e Estaduais, bem como nos acordos internacionais firmados pelo Brasil. "Este conselho e a articulação das forças dentro do município vão garantir a boa prática sanitária na agropecuária”, comentou Onesiforo Candido, do Sindicato Rural de Cianorte.

Da região Noroeste do Estado também participaram várias lideranças tanto da área pública quanto privada, dos municípios de Cidade Gaúcha, Rondon, Indianópolis, São Manoel do Paraná, São Tomé, Japurá, Cianorte, Terra Boa e Jussara, entre outros

Fonte:
www.tribunadecianorte.com.br, acessado em 17.03.2010


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda