Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 03 de Maio de 2010

SCANAVACA APRESENTA PROJETO QUE TORNA PERMANENTE PROGRAMA UNIVERSIDADES SEM FRONTEIRAS


Por conta de uma emenda, apresentada pelo deputado Fernando Antonio Scanavaca (PDT), o Projeto de Lei nº. 110/10, que torna permanente o Programa “Universidade Sem Fronteiras”, teve a votação adiada. Pois, a emenda deve ser analisada antes pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto à constitucionalidade e à legalidade. Assim, a matéria só deve retornar ao plenário na semana que vem.

De acordo com Scanavaca , a emenda “garantirá de formas idênticas as oportunidades de ampliação de conhecimento cientifico e qualificação profissional complementar, tanto para professores como para alunos". Desta forma, a emenda determina que as bolsas, concedidas pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, sejam distribuídas equitativamente entre professores, recém-formados e estudantes. Atualmente, o programa conta com R$ 45 milhões em investimentos e 5,4 mil bolsistas envolvidos.

Para execução dos projetos poderão ser concedidas as seguintes modalidades de bolsas de estudos: professores vinculados ao ensino superior ou pesquisadores vinculados aos institutos de pesquisa; recém-formados que tenham concluído graduação há no máximo três anos à época da seleção e para estudantes da graduação, desde que regularmente matriculados nos cursos das instituições de ensino superior do Paraná.

PROGRAMAS – Hoje, O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras”, criado em 2005, está sendo realizado em mais de 280 municípios paranaenses e conta com mais de 600 projetos. O curso de extensão universitária tem oito subprogramas: incubadora dos Direitos Sociais; apoio às licenciaturas; apoio à agricultura familiar; apoio à produção agroecológica familiar; apoio à pecuária leiteria; diálogos culturais; ações de apoio à saúde e extensão tecnológica empresarial.

Os projetos devem privilegiar municípios com baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano), bem como os bolsões de pobreza nas periferias das cidades paranaenses. As ações visam o desenvolvimento da pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense, através do fortalecimento e da modernização do sistema produtivo estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / divulgacao@alep.pr.gov.br
Autor: Flavia Prazeres


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda