Fora do Ar!
Noticias

 
Segunda-feira, 29 de Março de 2010

Dom José recebe título “esquecido” de Cidadão Honorário do Paraná


Vinte e nove anos depois de ser laureado com o título de Cidadão Honorário do Paraná, finalmente, Dom José Maria Maimone, Bispo emérito de Umuarama, recebeu a homenagem. A solenidade de entrega foi realizada na noite desta quinta-feira (18/03), na Catedral de Umuarama, com a presença de várias personalidades de Umuarama e região.
O título foi concedido a Maimone em 1981, pelo então deputado Renato Bernardi, in memorian, durante o governo Ney Braga, através da Lei Estadual 7455, de 2 de junho de 1981, porém como Maimone nunca foi a Curitiba para recebê-lo o título ficou “esquecido” nos arquivos da Assembléia Legislativa do Paraná.
Vinte e nove anos depois, o deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT) encontrou o título “esquecido” nos arquivos da assembléia. Para corrigir o lapso, o deputado propôs que uma equipe da Coordenadoria do Cerimonial daquela casa de leis se deslocasse até Umuarama para organizar a solenidade alusiva.
“Esse título estava nos arquivos da assembléia praticamente “esquecido” a vinte e nove anos. Diversos parlamentares que representaram nossa região já passaram por lá, e nem se quer sabiam da existência desse título. Fomos pesquisar e encontramos. Dom José faz parte da história de Umuarama. Foi o primeiro bispo de nossa cidade e ajudou a difundir o catolicismo em nossa região. Esse título é um reconhecimento pelo seu trabalho e por tudo que Dom José representa. Como Dom José nunca foi até a Assembléia para receber o título, vamos trazer a Assembléia até o Dom José”, disse Scanavaca.
O deputado estadual Douglas Fabrício presidiu a mesa, secretariado pelo também deputado estadual Jonas Guimarães. Ainda integraram a mesa de honra o prefeito anfitrião, Moacir Silva, o deputado Federal Osmar Serraglio, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Nelli, o Monsenhor José Dantas e o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Sidney Lujan.
“Já que Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”, disse Dom José durante a Sessão Solene Extraordinária da Assembléia Legislativa do Paraná, realizada especialmente para o ato.
Dom José deu uma verdadeira lição de humildade. Segundo ele, a formação religiosa o ensinou a não se deixar levar pelas vaidades. Disse que aceitou a homenagem por acreditar que seja mais uma forma de divulgar os princípios do catolicismo e o trabalho da Diocese de Umuarama. “Esta homenagem é fruto dos mais 56 anos de serviços prestados somente no Estado do Paraná. Divido essa honra com todos os que participaram comigo desta grande construção”, reiterou.
Nascido em Minas Gerais em 1932, Dom José viveu apenas 14 anos naquele Estado. Depois de uma temporada de oito anos em São Paulo, Rio Grande do Sul e na Italia, onde concluiu sua formação religiosa, veio trabalhar em Umuarama. “Sinto-me verdadeiramente um paranaense”, disse.
Como Bispo, Dom José tornou Umuarama conhecida em todo o Paraná e em diversos lugares do Brasil. Fundou aqui as pastorais do Dizimo e das Cebes. Escreveu o livro “Construindo uma igreja viva”, que já está em sua 20ª edição. Esteve em quase todas as cidades do Paraná e em muitos lugares do Brasil, proferindo palestras, cursos, participando de seminários e encontros eclesiásticos. “Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de fazer esse trabalho”, ressaltou.
Logo após a solenidade, os convidados foram recebidos para um coquetel no Salão de Festas da Catedral. Nada de luxo, nem pompa. Apenas uma rápida reunião entre os amigos e seguidores do Bispo que gravou o nome de Umuarama como uma das mais importantes cidades na propagação e disseminação do catolicismo e da importância do trabalho de base na Igreja.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda