Fora do Ar!
Noticias

 
Quarta-feira, 17 de Março de 2010

Dep. Fernando Scanavaca e Sidney Lujan abrem as atividades do Cozinha Brasil na Expo Umuarama


“Nunca é tarde para aprender, toda hora é hora, todo lugar é lugar”, disse o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Sidney Lujan, ao abrir as atividades do programa Cozinha Brasil, do Sesi, na tarde desta quarta-feira (10/03). Segundo ele, a 36ª Expo-Umuarama/9ª Internacional, é um espaço aberto para a difusão do conhecimento e de novas tecnologias.
Lujan agradeceu ao deputado estadual e coordenador regional do Sesi, Fernando Scanavaca pela iniciativa. “Esse comprometimento com a capacitação das pessoas é fundamental para o desenvolvimento regional. O Sesi é muito bem vindo à programação da Expo-Umuarama, pois é um parceiro fundamental na difusão da responsabilidade social e do conhecimento”, enfatizou.
Scanavaca agradeceu a participação dos alunos e pediu que eles tirem o melhor proveito dos conhecimentos ali transmitidos. “O que vocês vão receber aqui é um patrimônio para a vida”, destacou.
O programa Cozinha Brasil, do Sesi, ensina a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. Além do Sesi e da SRU, a Prefeitura de Umuarama, através das secretarias de Educação, Ação Social e Provopar, também é parceira do evento.
Alimentos e temperos aliados a um novo modo de preparo resultam em alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado, como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do Sesi ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Em todo o País, são trinta unidades móveis como a que está instalada no parque de exposições Dario Pimenta Nóbrega desde o final de semana (equipada com cozinha experimental e didática).
O curso de educação alimentar tem 20 horas de duração. Segundo os organizadores, aproximadamente 80% dos 75 participantes são merendeiras e cozinheiras das creches do município. “Um dos pontos altos do curso é a formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia a dia, elas terão condições de passar adiante os conceitos”, explica a nutricionista Fabiana Tonon Laino, chefe da Divisão de Merenda Escolar da Secretaria de Educação.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não governamentais. À noite, os visitantes da feira podem degustar algumas receitas. A pensionista Maria Santos aprovou com louvor o bolo de casca de banana acompanhado por suco de couve com maracujá. “O cardápio é realmente saboroso e as dicas muito interessantes, como no caso das sugestões para conservar os alimentos da melhor forma possível”, diz.

Cozinha móvel
No parque de exposições, a cozinha-escola móvel está um local estratégico (em uma das principais ruas paralelas, ao lado do posto da Polícia Militar). Os locais onde ocorrem os cursos, Brasil afora, são disponibilizados por empresas ou instituições públicas, espaços comunitários e cozinhas experimentais. Para o atendimento, o emprego da cozinha-escola móvel potencializa o alcance do programa e o atendimento às comunidades mais distantes.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda