Fora do Ar!
Noticias

 
Terça-feira, 03 de Março de 2009

Scanavaca lamenta morte de ex-vereador




Ex-vereador Cayo Nishigawa
O deputado Fernando Scanavaca requereu o envio de pesares da Assembléia Legislativa à família de Cayo Nishigawa, conceituado empresário, cirurgião dentista e ex-vereador que faleceu aos 49 anos na cidade de Umuarama, em 22 de fevereiro, vítima de infarto. Scanavaca destacou a importante contribuição e os exemplos de perseverança deixados por Cayo Nishigawa, anexando texto do colunista Ítalo Fábio Casciola que enaltece a vida e obra do ex-vereador.

-----------------------------

Chuva e emoção no adeus a Cayo Nishigawa
No domingo de carnaval Umuarama foi sacudida com a surpreendente notícia do falecimento do cirurgião dentista, empresário e ex-vereador Cayo Nishigawa, vitimado por um infarto fulminante na madrugada. Jovem, com apenas 49 anos de idade, era uma das maiores revelações da política municipal desta década: na primeira eleição que concorreu a vereador em 2000, foi um dos mais votados, mas não se elegeu por falta de votos de legenda de seu partido; na seguinte, foi o quarto mais votado, com mais de 1.500 votos. Na véspera do pleito passado, por seu brilhante desempenho no Legislativo seu nome foi cogitado para ser candidato a prefeito de Umuarama pelo PDT. Confessando estar profundamente desiludido com a política: mesmo sendo recordista de projetos de leis aprovados na Câmara Municipal, infelizmente não era atendido. Preferiu afastar-se definitivamente da campanha e não concorreu a cargo nenhum. Mas fez questão de frisar que tinha certeza de haver cumprido o seu dever para com a comunidade pela qual foi eleito vereador.
Cayo Nishigawa também era um personagem de destaque na sociedade: durante dois mandatos presidiu a Associação Cultural e Esportiva de Umuarama, a ACEU, instituição que congrega a colônia japonesa. Da extensa folha de serviços prestados ao clube, estão a grande comemoração de 50 anos de fundação da ACEU e a criação da Nippon Fest, o maior evento do calendário da comunidade nipo-brasileira da região. Também foi autor do projeto de criação da Praça do Japão (que aguarda verbas para ser construída) e da organização das festividades do Imin 100/Centenário da Imigração Japonesa em Umuarama. Como vereador, sugeriu a instituição do Dia da Imigração Japonesa, 18 de junho, na cidade.
Ele chegou a Umuarama na década de 80, recém-formado em Odontologia na Pontifícia Universidade Católica/PUC de Curitiba e durante oito anos exerceu a profissão na cidade; depois atuou no ramo imobiliário e nos últimos anos fazia parte da direção de uma distribuidora de combustíveis. Ao término de seu mandato como vereador, no final do ano passado, Cayo Nishigawa confidenciou que voltaria a dedicar-se à Odontologia agora em 2009, depois de passar uma temporada de férias com a família. Ele deixa viúva a cirurgiã dentista Cristina Nishigawa e o filho Carlinhos.
Cayo foi velado no salão social da ACEU, por onde passaram milhares de amigos, companheiros de jornada política, eleitores e admiradores. O momento mais comovente foi o seu sepultamento no Cemitério Municipal: apesar da densa chuva que caía na segunda-feira, uma multidão compareceu para dar seu último adeus. Todos o saudaram com uma calorosa salva de palmas sob um forte clima de comoção. Uma sincera homenagem de despedida a um dedicado pai de família, a um respeitado profissional e a um honrando político que partia deixando uma saudade que permanecerá eterna na memória daqueles que o conheciam e o estimavam. Um amigo nos deixou, mas ficaram seus nobres exemplos de vida, de cidadania e de amor à “Capital da Amizade”.
(ITALO FÁBIO CASCIOLA)


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda