Fora do Ar!
Noticias

 
Sexta-feira, 13 de Novembro de 2009

Deputado Fernando Scanavaca teme Conflitos na Regiao Noroeste


O deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT) alertou em discurso na Assembléia Legislativa sobre a eventual ocorrência de conflitos na região Noroeste, onde os agricultores - sobretudo pequenos e médios - passam por situação desesperadora em face de problema comparável ao que deu origem à disputa entre índios e produtores rurais na região Raposa Serra do Sol, em Roraima. "As lideranças de Umuarama e Ivaté estão em alerta porque consideram absurda a idéia aventada de que uma área de 12.433 hectares seria demarcada para apenas seis índios originais e oitenta remanescentes, contra os legítimos direitos de quinhentas famílias de produtores que atuam em 172 propriedades rurais, abrangendo diretamente cerca de duas mil pessoas", relatou o parlamentar.
A Câmara dos Deputados realizou, há poucos dias, audiência pública para discutir a demarcação das terras indígenas Xetá, em Umuarama e Ivaté, contando com a presença de deputados federais e cerca de 50 produtores rurais, quando o presidente da FUNAI, Marcio Meira (PDT), prestou esclarecimentos sobre as ações e propostas do órgão na região. Também estiveram presentes os prefeitos de Umuarama, Moacir Silva, e de Ivaté, Sidinei Delai, além de inúmeras outras autoridades como os deputados federais Osmar Serraglio e Moacir Micheletto, ambos do PMDB. "A pretexto de proteger uns, vocês estão desprotegendo outros e isso é ilógico no Direito", alertou o deputado Serraglio, dirigindo-se ao presidente da FUNAI. "Eu afirmo com toda propriedade que esse laudo antropológico é mentiroso, não condiz com a verdade", disse o deputado Micheletto, fazendo referência ao relatório inicial apresentado pela antropóloga Carmen Lúcia.

Fernando Scanavaca ressaltou que há muita apreensão e intranqüilidade na área, diante da possibilidade dessas famílias perderem o direito de ali viverem, trabalhar e progredir. "Já não é pequeno o estrago causado com a repercussão do problema, reduzindo o valor das propriedades e, o que é pior, sem compradores interessados em investir na região, além de todo o drama psicológico causado às famílias e na sociedade diante do risco de presenciarmos conflitos em solo paranaense", protestou ele

Da Assessoria


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda