Fora do Ar!
Noticias

 
Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

9ª Conferência Municipal de Saúde


Do Site PMU- Com o tema ‘Ao Sus o que é do Sus - Resgatando o Ideário da Reforma Sanitária', foi encerrada ontem (10) a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento serviu para o resgate das propostas do caderno de proposições da Conferência de 2007 (através da avaliação dos planos municipais de saúde), eleição do Conselho Municipal de Saúde e escolha dos delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Também contribuiu para um balanço dos 20 anos de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Realizada pela Prefeitura de Umuarama - via Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), Sicoob e Supermercado Planalto, a conferência foi aberta na última sexta-feira (9) à noite, no Centro Cultural Schubert, com a presença do prefeito Moacir Silva. "Estamos imbuídos do desejo de transformar Umuarama em um exemplo de saúde pública. A conferência é a oportunidade ideal para recolher boas sugestões e recomendações para a melhoria do atendimento à população", disse.
"Entre os avanços estão os resultados das ações de combate à dengue. Aumentamos a equipe de agentes com a contratação de mais oito pessoas. Atingimos a meta mensal estabelecida pelo Ministério da Saúde em termos de cobertura e a cidade baixou o índice de infestação, de 4,6 para 0,5%. Outro dado importante é a redução, em 70 %, da taxa de mortalidade infantil", destacou.
Moacir Silva lembrou que o serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde ganhou muito em termos de agilidade. "Atualmente, o atendimento se iguala à rede particular", disse. Um dos mais eficazes programas de saúde pública, o Saúde da Família (PSF), cobria apenas 28% da cidade no início do ano. "Saltamos para 45% com a criação do PSF no San Remo, Guarani e Dom Bosco", ilustrou.

Informatização
O ingresso no Consórcio Paranaense de Medicamentos, no primeiro semestre, é outro avanço expressivo. "Foi outra mudança que, num primeiro momento, gerou alguma insatisfação, pois a entrega dos remédios passou a ser feita após o credenciamento dos usuários no sistema informatizado. Mas o consórcio não apenas permitiu uma considerável economia de dinheiro público, como garantiu a normalidade no fornecimento de medicamentos básicos. Além disso, com o cadastramento realizado pela Farmácia Central, já a partir de 2010 poderemos cumprir outro compromisso assumido com a população de Umuarama: o de entregar na casa dos pacientes os remédios de uso contínuo (como os para hipertensos e diabéticos)", explicou o prefeito.

Pronto Atendimento
"Já o Pronto Atendimento mereceu atenção especial. Ganhou mais salas para ampliar o atendimento, que passou a ser terceirizado com a contratação de uma nova equipe de profissionais. E o PA ganhou, nesta semana, uma ambulância 0 quilômetro para melhorar o atendimento aos usuários. Também contratamos os serviços de um ônibus com capacidade para 25 passageiros, incluindo um acamado, para fazer o trajeto Umuarama-Curitiba e vice-versa, conduzindo pacientes que precisam de tratamento só oferecido pelo SUS na Capital. Os passageiros viajam com todo conforto e com a assistência de um profissional de enfermagem", relatou.
"O Sistema Único de Saúde (SUS) é de extrema importância. Mas sempre é necessário um trabalho condizente par parte da administração municipal, seja no gerenciamento dos recursos, seja no estabelecimento de programas paralelos que possibilitem atender mais gente com a mesma quantidade de recursos. Umuarama terá muitas novidades no ano que vem. Acredito que a conferência foi fundamental para o fortalecimento dos projetos da administração municipal na área da saúde", concluiu.



 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda