Fora do Ar!
Noticias

 
Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009

Três novas equipes reforçam o Programa Saúde da Família (PSF) em Umuarama


A Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à implantação de três novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Com isso, o número será elevado de 8 para 11. O município caminha para atingir 50 % de cobertura. Cada equipe atende, em média, a 3,5 mil pessoas.
Um dos méritos do programa é a troca do modelo de atenção com foco na assistência curativa e no sistema hospitalar por outra estratégia, atuando na prevenção dos agravos e na promoção e recuperação da saúde. Das equipes que reforçam o programa, a primeira já está atuando na região do Conjunto Guarani (formada por médico, enfermeira, duas auxiliares de enfermagem, dentista e três agentes comunitários - outros três serão contratados). Na sequência, serão efetivadas equipes para atender as regiões do San Remo e Dom Bosco.
O PSF respeita a realidade local e contribui para a articulação do sistema municipal de saúde. As equipes não se limitam a atender um indivíduo com determinado problema. Buscam avaliar as condições em que ele, a família e a comunidade vivem. O agente comunitário de saúde é um dos protagonistas na execução do programa: a ponte entre a população e o sistema, pois realiza visitas regulares às famílias da área em que atua, reunindo informações sobre as pessoas e prestando orientações sobre os cuidados com a saúde.
Conhecendo as famílias atendidas, fica mais fácil traçar estratégias de assistência a partir do diagnóstico local, o que acaba resultando na redução dos atendimentos hospitalares (muitos procuram as emergências, gerando exames desnecessários e o consumo indevido de medicamentos). "Os profissionais do PSF atendem na unidade básica de Saúde da Família ou em casa, se houver necessidade", explica a coordenadora Renata Figueiredo Campagnole.
Um ou mais integrantes da equipe podem fazer o atendimento ao paciente na sua residência. Entre as conquistas associadas à atuação das equipes estão a queda da mortalidade infantil, a redução do número de mortes em decorrência de complicações no parto e os elevados índices de coberturas vacinais.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda