Fora do Ar!
Noticias

 
Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009

Projeto Semeando a Vida promove a educação ambiental nas escolas


Site PMU - Prefeitura de Umuarama, através das secretarias de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, incentiva a conscientização ambiental nas escolas municipais através do projeto Semeando a Vida. O objetivo é aliar a educação ambiental ao ensino de ciências utilizando a escola e outros espaços como locais de aprendizagem.
Através da iniciativa, os alunos podem conhecer as etapas de evolução da planta - da semeadura ao plantio das mudas. "O projeto é uma ferramenta importante de educação ambiental, pois as crianças passam a criar um vínculo com a natureza", explica a secretária de Educação, Silvia Basso. "Existe a preocupação de estabelecer um diálogo através de debates em sala de aula a partir de vídeos, fotografias e revistas especializadas", diz.
A rede municipal de ensino fundamental abrange 22 escolas, com 5.604 alunos matriculados. A escola tem sido um local privilegiado para o ensino de ciências, mas a idéia é seguir uma tendência nacional, já que o movimento de alfabetização científica no País passou a crescer substancialmente com a utilização de espaços como parques, bosques e praças.
"Um dos aspectos interessantes é o contato direto do aluno com todo o processo, passando a perceber os elementos naturais", diz o diretor de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Cláudio Marconi.

Metas
Espera-se que os alunos desenvolvam "um novo olhar". Os professores recebem informações de um técnico da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo para acompanhamento do projeto e inserção no contexto das aulas.
As sementes são plantadas pelas crianças, inicialmente em tubetes. Posteriormente, são transplantadas para um recipiente adequado. Ao término da semeadura, será feito um relatório coletivo. O desenvolvimento da planta será monitorado mês a mês.
Na série seguinte, o professor da turma continuará o processo de desenvolvimento da planta efetuando os registros no caderno estipulado. O plantio ocorrerá no momento ideal, em local definido pela criança e pela escola. A programação teve início ontem (manhã e tarde), na escola Paulo Freire, com a semeadura de ipês.


 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda