Fora do Ar!
Noticias

 
Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009

Tempo chuvoso não impede a 9ª edição da Mostra de Inverno


A ocorrência de uma manhã "carrancuda", aparentemente imprópria para um dia de campo, não impediu a realização da nona edição da tradicional Mostra de Inverno, ontem (3). O evento foi realizado em parceria pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Prefeitura Municipal de Umuarama, Emater e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participaram da solenidade de abertura o diretor presidente
do IAPAR, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, o secretário municipal de agricultura, Antônio Favaro, o deputado estadual Fernando Scanavaca, o presidente do Ceasa PR, Antônio Comparsi, a chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura (SEAB), Márcia Laino, e o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Sidnei Lujan.
Centenas de visitantes acompanharam as novidades expostas na unidade experimental do IAPAR (anexa ao campus da UEM). Além de exposições e debates entre pesquisadores, extensionistas e produtores, os experimentos contribuíram para atualizar os conhecimentos dos interessados acerca de plantas com potencial para bioenergia (nabo, crambe, cártamo, canola, linhaça e girassol), equipamento para extração de óleo (demonstração), plantas forrageiras de inverno (aveia, centeio, triticale e azevém), consórcio de gramíneas e leguminosas (aveia, centeio, ervilha, ervilhaca e tremoço), pastagem de inverno com novilhas leiteiras (manejo e adubação), produção de sementes de ervilhaca (tremoço como tutor para ervilhaca), feijão como opção para a pequena propriedade (apresentação de onze cultivares de feijão e ervilha), potencial do arenito para produção de grãos e sementes de trigo (apresentação de seis cultivares de trigo e triticale), aveia granífera e novos lançamentos (apresentação de seis cultivares de aveia branca granífera), importância da cobertura e das raízes para proteção do solo (trincheira para visualização de tipos de raízes), formigas cortadeiras (biologia e controle), mistura de cana e uréia para épocas críticas (demonstração de como utilizar o recurso na alimentação do rebanho) e vantagens do Programa de Irrigação Noturna (PIN).
"Todos os que compareceram estão ligados ao meio rural. Então, é necessário agradecer a boa chuva, que retardou um pouquinho, mas em nada atrapalhou as exposições. Foi muito bom. Tivemos uma manhã de inverno, como sugere a mostra, e bastante produtiva", avaliou o pesquisador Elir de Oliveira, do IAPAR.



 

Após duplicação, usuário da PR-323 vai pagar tarifa de R$ 3,90 por praça de pedágio
Ligação DDD passará a ser local entre os municípios da Região Metropolitana de Umuarama, diz Anatel
Cafezal do Sul recebe recursos para recape asfáltico
Scanavaca participa da assinatura de 129 novas casas para Pérola
Redução de tarifas contempla a Região Metropolitana de Umuarama
Campanha em rede social homenageia quem vive em Umuarama


Twitter do Scanavaca










Assembléia Legislativa do PR - P? N. Senhora da Salette S/N
CEP:  80530-911 - Gabinete 404 - Fone (41) 3350-4037 - Curitiba - PR Gabinete Regional - Avenida Castelo Branco 4637
CEP: 87501-170 - Fone (44) 3622-1020 - Umuarama - Paraná

Desenvolvimento: Hertz Propaganda